Os benefícios de se andar de bicicleta vão muito além da saúde e da qualidade do ar e utilizar os meios de transporte ativos como a caminhada e a pedalada, são maneiras de tornar a cidade mais democrática. A bicicleta é um meio de transporte amigo do planeta e capaz de tornar cidades mais acolhedoras. Uma cidade mais “cicloinclusiva” é uma cidade mais dinâmica, moderna e sustentável.
Quais os benefícios de se andar de bicicleta?
- Evita o sedentarismo, doenças cardíacas, ósseas e musculares, melhora a imunidade, é uma atividade física prazerosa e também faz bem para a saúde mental pois propicia o contato com a cidade;
- Não emite poluentes nem ruídos, sendo uma opção de baixo impacto ambiental;
- Favorece a mobilidade urbana pois ocupa pouco espaço nas vias e é capaz de reduzir congestionamentos;
- Permite trajetos alternativos aos que seriam feitos com automóveis, trazendo rapidez e praticidade nos deslocamentos;
- Tem um baixo custo, o que amplia o acesso da população às oportunidades de trabalho, lazer, equipamentos públicos e serviços.
- É vantajoso economicamente por possuir manutenção barata e não demandar combustíveis.
O ciclismo é um dos esportes mais populares do planeta e possui diversas modalidades, como: ciclismo de estrada, o ciclismo de pista, o mountain bike e o bmx. Além disso, o ciclismo também é modalidade componente de outro esporte: o triathlon, que une natação, ciclismo e corrida.
Muitas pessoas utilizam a bicicleta como forma de lazer, já que é uma ótima atividade para passar um tempo sozinho ou se divertir com amigos ou familiares. sendo passeios na cidade, como também na área rural, onde esta atividade promove uma maior interação do ciclista com a paisagem ao seu redor propiciando bem estar a quem o pratica.
Você sabia?
- Nos últimos 02 anos, 01 em cada 04 ciclistas medianeirenses sofreram um acidente de trânsito.
- Onde se estaciona 01 carro, é possível estacionar até dez bicicletas.
- A energia e os recursos utilizados na criação de um carro poderiam fabricar até 100 bicicletas.
- Hoje em dia 7% das viagens nas cidades são feitas com bicicleta.
Atualmente, em Medianeira, há duas vias cicláveis, as quais somam aproximadamente 2,0 km de extensão, sendo a ciclovia do canteiro central da Avenida Brasil, caracterizada pelo seu trajeto com curvas, e a ciclofaixa da Avenida 24 de Outubro (Marginal Sul). A rede proposta pretende aumentar para 70,80 km de infraestrutura cicloviária, sendo 16,52 km implantados até 2025, 48,25 km até 2028 e 70,12 km até 2033. Nos mapas conseguimos visualizar os locais em que a infraestrutura já existe e onde serão implantadas.

