Desde o nascimento da internet, a maneira como nos comunicamos, trabalhamos e nos entretemos tem sido transformada por avanços tecnológicos cada vez mais acelerados e o Wi-Fi 7 segue a evolução da tecnologia sem fio.
Após a primeira grande revolução causada pelo acesso à internet nos computadores e a chegada das redes de banda larga, é possível afirmar que a popularização das redes sem fio e dos smartphones foi ainda mais significativa e trouxe mais mudanças para o cotidiano do público. Dos aplicativos de banco aos mensageiros, apps de streaming de música e filmes, transporte, mapas, redes sociais, a dependência dos usuários ao acesso rápido à internet através de uma rede sem fio apenas cresceu — e as redes Wi-Fi são a tecnologia por trás desses avanços. Agora, em um mundo onde diversos aparelhos conectados precisam interagir simultaneamente, a demanda por velocidade é maior, e com a chegada de novos produtos inteligentes como lâmpadas automatizadas, uma nova geração da tecnologia de Wi-Fi promete avanços significativos para seus usuários – confira.
A evolução do Wi-Fi
Apesar da grande estabilidade e velocidade proporcionadas por uma conexão via cabo, desde a década de 80 as possíveis vantagens de uma conexão sem fio já eram conhecidas – um computador portátil não precisaria ficar atrelado a uma mesa e um cabo, aparelhos secundários poderiam fornecer funções úteis em tamanho compacto, e a transferência de dados poderia ser mais fácil de ser entendida pelos usuários. A tecnologia Wi-Fi conquistou o mercado por permitir um padrão que combinou o uso da criptografia, como mostrou a ExpressVPN, com a estabilidade de sinal, alcance, velocidade e algoritmos de integridade necessários para tornar a ideia de uma rede sem fio possível. Isso não quer dizer, no entanto, que a tecnologia tenha se mantido idêntica desde sua origem, já que diversas gerações foram introduzidas ao passar do tempo.
Wi-Fi 7 promete avanços consideráveis
O novo padrão de Wi-Fi, o IEEE 802.11be ou Wi-Fi 7, foi finalizado e aprovado durante o ano de 2023 e já há atividade de fabricantes para que dispositivos compatíveis com a tecnologia cheguem ao mercado em 2024 – incluindo os roteadores e modens capazes de emitir os sinais Wi-Fi 7, e os celulares e computadores habilitados a recebê-lo. Os principais avanços do Wi-Fi 7 incluem:
Velocidade ultrarrápida: o Wi-Fi 7 oferece velocidades de transmissão teóricas de até 30 Gbps, tornando-o dez vezes mais rápido que o Wi-Fi 6. Isso permite o download de arquivos pesados, streaming de vídeos em resoluções ainda mais altas, e maior conveniência ao trabalhar com plataformas em nuvem.
Menor latência: a latência reduzida é crucial para aplicações sensíveis ao tempo, como jogos online e realidade virtual. O Wi-Fi 7 traz melhorias significativas na latência, que embora ainda não possa competir com uma conexão cabeada, torna o Wi-Fi 7 apto a transmitir jogos para plataformas como a Twitch, ou receber transmissões de jogos em nuvem, melhora a experiência com óculos de RV sem fio, entre outras possibilidades.
Maior eficiência energética: com a implementação de técnicas avançadas de economia de energia, o Wi-Fi 7 é mais eficiente, o que pode prolongar a vida útil da bateria de dispositivos móveis que estão constantemente conectados, mesmo quando há movimento em relação à antena do roteador — por exemplo, ao mudar de um cômodo para outro mais distante.
Suporte para ambientes densos: a capacidade de conectar um grande número de dispositivos simultaneamente é uma das principais preocupações na era dos dispositivos IoT. O Wi-Fi 7 promete suportar centenas de dispositivos conectados em uma única rede sem degradação perceptível do sinal, tornando o Wi-Fi 7 muito mais útil em casas inteligentes, shows, ambientes públicos e escritórios de médias ou grandes empresas.
Como o ocorrido com as gerações anteriores de Wi-Fi, aparelhos atuais que não possuem suporte ao Wi-Fi 7 poderão se conectar aos novos roteadores e modems sem dificuldades — apesar de operarem em velocidades mais lentas. Ao longo do ano de 2024, roteadores atualizados no mercado, fornecidos por boas operadoras de internet, e os processadores encontrados em lançamentos de novos smartphones já incluirão o suporte nativo a todos os benefícios das redes Wi-Fi 7, preparando uma nova geração de possibilidades tecnológicas no mundo sem fio.
Você precisa de auxílio para deixar a sua rede internet residencial ou empresarial atualizada com as novas tecnologias do mercado? Entre em contato com a HAUS HOST e solicite uma assessoria técnica. Fale conosco através do WhatsApp: (45) 98401-2134.